NEXU


Captar a atenção com fotografias a cores não é tão fácil como com o P&B, de que tanta gente diz gostar. João Mariano apresenta uma exposição de fotografias que é mais do que um conjunto de quadrados coloridos mais ou menos isto ou mais ou menos aquilo. A ver até 23 de Fevereiro no edifício dos antigos Paços do Concelho de Lagos.




o autor e a obra


NEXU
de João Mariano

As relações, mais ou menos subjectivas, mais os menos próximas, mais ou menos óbvias, mais ou menos complementares, mais ou menos teorizadas são o fundamento deste ensaio, mais ou menos arrastado no tempo e na sua distribuição geográfica.
As relações de causa/efeito, mais ou menos evidentes, ao longo do percurso expositivo resultam duma abordagem descomprometida, diacrónica e abrangente.
A não utilização de barreiras temáticas e/ou formais pretende levar-nos a centrar a observação num dos pontos, mais ou menos fulcrais, deste projecto:
a aparente relação causal.
As relações de antecedência e consequência que são encadeadas pelas imagens (conjugadas duas a duas) têm como intenção evidenciar e reforçar os efeitos, lógicas e sentidos que estão na base desta mostra.
Nota: «Segundo A. Giddens, a relação causal define-se como uma relação na qual um determinado fenómeno ou estado de coisas (o efeito) é consequência de outro (a causa).»

Sem comentários: